Prevenção contra incêndios deve ser realizada por profissional capacita​do

Instalações precisam ser feitas por profissionais especializados (foto: Divulgação)

Incêndios de grandes proporções têm chamado a atenção do Brasil e do mundo por conta da perda de vidas humanas e do patrimônio histórico, a exemplo dos casos do Ninho do Urubu (Flamengo), no Rio de Janeiro, no início do ano; do Museu Nacional, também no Rio, em 2018 e; neste mês, da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França. Por conta disso, a Messias & Breda, especializada em sistema de combate a incêndios, alerta que a instalação de mecanismos adequados para combater incêndios é essencial para salvar vidas e preservar o patrimônio de empresas e residências.

Além de uma medida de proteção, a instalação dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio é prevista pela lei federal 13.425. Portanto, estabelecimentos, edificações e áreas de eventos que não obedecem às normas estão sujeitas a sanções que vão desde advertência e multa até interdição.

O sócio proprietário da Messias & Breda, Maicon Breda, explica que os sistemas devem atender a determinações específicas de cada local. “O sistema que será instalado vai depender do tamanho da edificação, para qual fim o espaço será usado e a quantidade de público que o local comporta. Poderão ser colocados desde alguns extintores até sistemas automáticos em empresas de grande porte, como hidrantes e sprinklers, que são chuveiros automáticos para combater as chamas”, esclarece.

Breda também destaca que além dos equipamentos, outras instalações são necessárias para que, em caso de incêndio, o sistema funcione corretamente. “Os empresários também devem se preocupar com as rotas de fuga, iluminação de emergência e placas indicativas”.

O projeto de prevenção contra incêndio deve ser desenvolvido por um profissional capacitado e posteriormente aprovado pelo Corpo de Bombeiros. “Não é somente atender a uma lei, é pensar na segurança dos funcionários, clientes e da vizinhança do local”, comenta Breda.

Outros sistemas que também ajudam a identificar um incêndio são os detectores de fumaça e calor. Eles aumentam a chance de se combater o fogo no início, o que, consequentemente, evita grandes prejuízos para as empresas.

Sobre a Messias & Breda

A empresa surgiu em 2016 em Ponta Grossa (PR) com intuito de fornecer mais segurança para as empresas, instalando sistemas de proteção contra incêndio com tecnologia avançada. Fornece os serviços de execução da obra, hidrantes, sistemas de alarme e detecção, elétrica, manutenções e assistência técnica.

Site da empresa: www.messiasebreda.com.br